No ano de 1986, quando a Indústria da Confecção começou a criar raízes em Cianorte, os trabalhadores(as) do setor sentiram a necessidade de criar um Sindicato que pudesse ajudar na defesa da categoria e levar as reivindicações para a mesa de negociação e, assim, como existiam barreiras impostas pelo Ministério do Trabalho para a criação de um Sindicato, foi necessário, em 21 de novembro de 1986, criar uma Associação dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção de Cianorte, que se estabeleceu, inicialmente à Rua Ipiranga, 574 em Cianorte para, somente, em 10 de junho de 1987, conseguir que o Ministério do Trabalho reconhecesse a Associação como Entidade Sindical, ou seja, como Sindicato.

Daquela época pra cá, muitas lutas foram desenvolvidas pelo então presidente do Sindicato José Vilmar Vitorino, o qual, em 2005, faleceu, passando a Sra. Elizabete de Matos, então Vice-Presidente, a assumir a presidência da Entidade.

Elizabete, conhecida como Bete (diminutivo de seu nome), ao assumir a Entidade, passou a visitar empresas, em Cianorte e em toda a base territorial do Sindicato, tendo como objetivo conhecer melhor a categoria.

O resultado dessa investida foi a conclusão que os trabalhadores mereciam uma atenção mais próxima, motivo que a levou a implantar sub-sedes do Sindicato nas cidades de Altônia, Iporã, Pérola, Terra Boa e Umuarama.

A preocupação da Presidente não se restringiu somente às negociações coletivas, Bete verificou que no inicio de cada ano, o sacrifício dos trabalhadores e trabalhadoras, para comprar o material escolar de seus filhos, causavam um desequilíbrio nos orçamentos das famílias, e isso a levou reunir a Diretoria do Sindicato para discutir a criação de uma ajuda escolar e, tendo a aprovação unânime da Diretoria, começou a fornecer para os estudantes de 1ª à 8ª série, todo o material escolar necessário ao ano letivo, a exceção dos livros didáticos que são fornecidos pelo governo.

Bete foi reeleita com 98,5% dos votos válidos, o que significou 1.888 (Mil oitocentos e oitenta e oito) votos e, isso a motivou a continuar a luta e toda a arrecadação do Sindicato passou a ter como prioridade o atendimento do trabalhador nas mais amplas frentes, desde o atendimento do trabalhador na homologação de uma rescisão de contrato de trabalho, como na sua orientação em razão de seus direitos e no atendimento a saúde dele e de sua família.

Esse desafio foi parcialmente vencido com a instalação de um rede de convênios médicos e laboratoriais em Cianorte e na região, como com a construção de uma sede própria, onde além do atendimento cotidiano do trabalhador, existem salas para atendimentos a saúde física e psicológica dos trabalhadores, com consultórios médicos para atendimento do trabalhador(a) e sua família, nas áreas de ginecologia, pediatria, ortopedia, cardiologia, psicologia, odontológica e de massagem.

O Sindicato, diante do comando de Bete contou com a participação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras nas diversas reuniões e assembleia que promoveu, de forma que o trabalhador passou a conhecer e a prestigiar ainda mais o Sindicato.

Durante todo o mandado da diretoria que tem Bete na presidência, todos os anos as negociações chegaram a bom termo, conseguindo aumento real de salário para os trabalhadores além de diversas outras conquistas, as quais, o Sindicato faz questão de confeccionar uma cartilha e distribuir a convenção coletiva de trabalho a todos os trabalhadores para que esses a conheçam e saiba quais os direitos que lhe são conquistados.

A história do sindicato não termina aqui, ela se constrói dia a dia, portanto, necessário a mão de todos a empunhar a pena que continua a escrever no calendário do tempo suas lutas e conquistas.